Californing

Podem ver as minhas fotos online.

Monday, April 30, 2007

Fim-de-semana do fim do mês

Este fim de semana foi passado em casa, a tratar de burocracias (declaração de IRS), a dormir, a vaguear pela cidade... enfim, não fiz "bolha".

No entanto gastei mais dinheiro do que no fim-de-semana que fui a Yosemite, ao teatro, etc. Como? Muito simples: jantar fora e club!

O Mezzanine é um club muito frequentado pelo Nélio, que já me tinha suscitado interesse. Tem concertos todas as semanas. Foram os "2 Many DJs" que me fizeram ir conhecer o espaço. É realmente muito interessante, apesar do ambiente naquela noite estar longe de outros clubs da cidade, provavelmente devido ao preço dos bilhetes que influenciou a quantidade de pessoas nesse dia. O saldo da noite ficou em pouco mais de $50.

No Sábado à noite fomos jantar a um restaurante da Haight Street. Ainda estava com alguns problemas no aparelho... digestivo, da noite anterior, pelo que não pude apreciar muito bem o jantar, mas foi unânime que a qualidade não era a sua especialidade. No final, mesmo com o bilhete da noite anterior permitir entrada grátis no Mezzanine, fomos para uns bares da Broadway, de taxi. Como estava frio, voltamos também de taxi para casa. Saldo total da brincadeira, mais 50$.

Labels: ,

Monday, April 23, 2007

Los Angeles

Já está. Fui a Los Angeles. Já posso riscar esta da lista de sítios a visitar. Não pensem com isto que eu não gostei! Tenciono até lá voltar no Verão para apanhar sol e fazer um trajecto menos turístico (e quem sabe ir de cabriolet).


A Sara, a Joana, a Margarida, o Nélio e Eu alugamos um carro e fomos para Los Angeles, na Sexta-feira passada. Chegamos já de madrugada ao Venice Beach Cotel (sim... Cotel... engana bem na entrada). Acordamos bem cedinho pela manhã e fomos passear de carro por Hollywood e Beverly Hills. Locais como o Passeio da Fama ou o Hollywood Sign fizeram-nos sair do carro e posar para a fotografia. Passamos a tarde em Downtown, Rodeo Drive e Santa Mónica...


Depois de passarmos o dia todo a passear de carro por LA, apanharmos 2 multas de estacionamento, voltamos ao "Cotel" para um banho. Antes ainda passamos pelas famosas praias de LA para um por-de-sol muito bonito.


A noite de Hollywood esperava-nos! Esperavam-nos também dificuldades em encontrar sítio para estacionar. Depois das 2 multas, ninguém queria arriscar! Acabamos por estacionar num parque pago, com direito a Valet. Escolhemos um club com bom aspecto e entramos! Lá dentro encontrei aquilo que esperava ver num club americano, tal como nos filmes, não estivéssemos nós no exacto local onde estes são feitos. A música, as pessoas, o espaço... não faltava nada. Escusado será dizer que ninguém gostou da música ou do preço das bebidas, mas valeu muito a pena pela experiência! Fantástica noite. Para acabar, já no regresso, o Nélio lembrou-se de percorrer a Mulholland Drive a caminho de casa. Foi uma óptima ideia pois tem provavelmente a melhor vista sobre a cidade.


No dia seguinte levantei-me mais cedo, aluguei uma bicicleta e percorri as praias desde Venice a Santa Mónica. Cruzei-me com as plataformas de musculação em plena praia, um pier com um parque de diversões em cima... Sempre deu para esticar as pernas e preparar-me para a viagem de 10h que nos esperava. Sim... 10h de carro, sempre pela costa, de Los Angeles a San Francisco. Almoçamos com chuva em Santa Bárbara, a meio do percurso, onde decorria uma exposição de carros na rua principal.


Seguimos com bom tempo pela costa, sem muitas paragens (apenas 2), usufruindo de uma condução segura e suave do piloto Nélio.


(todas as fotos aqui e aqui)

Labels: ,

Tuesday, April 17, 2007

Rooftop Comedy

Vi um anúncio na craigslist a pedir pessoas para um teste de usabilidade de um site. Pediam pessoas com muito contacto com Internet e videos online. Ofereciam $45 por 45 minutos de entrevista. Enviei logo um e-mail.

Telefonaram-me a marcar a entrevista e enviaram um e-mail com a morada. Ficava a menos de 1 quarteirão da minha casa e não havia informações sobre a empresa. Mandei um mail a perguntar a hora da entrevista (tinham-se esquecido) e pedi informações sobre a empresa e a entrevista. Disseram-me que não podiam dizer, senão eu via o site antes de ir à entrevista. Comecei a desconfiar...

Hoje, à hora marcada hesitei bastante. Fui até à morada indicada para ver o aspecto da coisa. Era um prédio antigo, com vários pequenos escritórios (10 m2 no máximo) de várias pequenas empresas. Decidi arriscar e meter-me na boca do lobo.

[45 minutos depois]

Uff.. correu bem. Tenho o cheque de $45 no bolso. Eles eram simpáticos e estão a mudar o design de um site com videos de comédia: o www.RoofTopComedy.com

Já em casa apercebi-me que o site actualmente online é muito mais bonito que o site que me mostraram! Mas o conceito é interessante. É uma espécie de YouTube para videos de stand up comedy, onde podemos adicionar os nossos próprios videos.
Desejo-lhes muito boa sorte! E obrigado pelos $45.

Labels:

Fim-de-semana

Este resumo do fim-de-semana vai ser muito resumido por duas razões:
  • se não fosse a escalada no Domingo, não tinha feito nada de relevante (nem sequer uma ida ao teatro);
  • estou com muito trabalho esta semana;
Pronto, já está. Para a semana prometo mais.

Labels:

Castle Rock

Finalmente fui escalar para a rocha! Fui com um desconhecido chamado Patrick, psicólogo de veteranos de guerra que vai mudar de casa para a semana. A sua nova casa fica em Sausalito, tem 15 metros de comprimento, 2 quartos, 2 WC, cozinha, sala... mastros, velas, motor... enfim, diz que é um veleiro. Apesar de parecer o Dr. House (mas um pouco mais velho e careca), muito ponderado e sério, alimenta o sonho de dar a volta ao mundo no seu novo brinquedo. Ainda não tem "carta de marinheiro" porque cá não é preciso... Tudo o que sabe aprendeu com os barcos de recreio que a mãe tinha no Alaska, "mas este é bem maior", diz ele...

Mas este post é sobre escalada e Castle Rock (que é muito menos interessante do que o meu novo amigo Patrick), por isso vamos lá concentrar.

Castle Rock é uma área de escalada amadora, onde abundam vias mal equipadas e vias não equipadas. Aliás, as vias têm poucas protecções e as que tem podiam estar melhor. Porquê? Porque a rocha é arenito e nem sempre se pode furar no sítio certo. Porque quem equipou era amador. Porque a maioria das vias não faz sentido... nem deviam existir.

Para além de escalada, em Castle Rock podem-se fazer pequenos passeios pelo parque natural. As quedas de água e o cume da montanha são os locais mais concorridos. Deste último tem-se uma vista impressionante sobre San Jose e a parte sul da baía.


Este é o local ideal para levar a família e por as crianças a escalar, porque é fácil colocar uma corda pronta a escalar numa via fácil e divertida. Para vias difíceis é aconselhável ter um bom seguro de saúde.

Labels: ,

Monday, April 16, 2007

Próxima viagem....

... Los Angeles, já no próximo fim-de-semana.

Labels: ,

Sunday, April 08, 2007

Fim-de-semana de Páscoa

Sem nada previamente programado para este fim-de-semana, acabou por ser muito interessante em vários aspectos. Foi variado e principalmente atípico, pois afinal estávamos na Páscoa!
"This is how it goes":
  • peça de teatro muito interessante no sábado de tarde (desculpem lá a extensão do post... podem ler na diagonal que eu não me importo);
  • House Party no sábado à noite (com música, franceses e polícia);
  • Missa no Domingo de manhã (uma das melhores missas a que já assisti), seguida do almoço de Páscoa em San Francisco e de uma tarde "diferente" no Dolores Park.

Labels:

Domingo de Páscoa

Foi o Domingo de Páscoa mais estranho que já tive. Fica bem à frente dos anteriores Domingos de Páscoa, um passado nos Pirenéus, outro passado a subir para um refúgio de montanha em Marrocos (ambos na neve, portanto).

Acordei às 9h para falar com a família mas só apanhei a minha avó em casa, pois estavam todos dispersos pela cidade! Pensava falar com eles durante a tarde, quando estivessem reunidos em casa da minha afilhada ou então ao jantar, ligando-me em vídeo conferência. Infelizmente não deu, pois tinha combinado ir à missa das 11h. Acabei por não falar com mais ninguém, o que foi pena, pois gostava mesmo muito de ter estado em família no final do dia de Páscoa, com todos reunidos ao jantar.

Assisti então a uma missa fantástica, com um coro de fazer inveja a uma banda sonora de um filme (assim tipo Star Wars, quer dizer... os mesmos instrumentos mas com uma melodia diferente). Os padres contavam piadas, parecendo os primeiros 5 minutos do sermão um show de Stand Up Comedy, com a plateia a rir à gargalhadas. Foram 2h de missa muito interessantes, onde estive atento às diferenças para a nossa missa tradicional. E foram muitas, algumas das quais fariam muito sucesso no nosso país.
No final a malta contacteante de San Francisco (excepto o Ricardo Novaes) foi fazer o almoço de Páscoa.

Sara, Margarida, Patrícia, Nélio, Joana, Pedro e Pedro

Foi difícil escolher o restaurante entre mexicanos, italianos, japonês, chinês, indiano, vietnamita, tailandês ou o típico diner e o belo do hamburguer, para este almoço (a)típico de Páscoa, mas lá encontramos um Mediterrânico. Descobrimos que um restaurante destes pode servir de tudo, pois o Mar Mediterrâneo banha todo o sul da Europa e todo o norte de África. Os pratos eram mais típicos da Turquia e dos países árabes, com a excepção da lasanha.

Depois deste almoço, fomos para o Dolores Park ver um desfile de homens vestidos de Jesus Cristo, uma espécie de concurso em que ganhava o melhor. Não sabíamos ao certo o tipo de desfile/concurso que iríamos assistir (e acho que ainda não queremos saber), por isso, deixo-vos algumas fotos para ver se adivinham:

Este foi o Jesus Cristo vencedor


Estava muita gente no Dolores Park, todos a divertirem-se


Estes são os organizadores do desfile/concurso

Labels: , ,

House Party - 252 Clipper

Uns amigos franceses deram uma fantástica House Party este sábado. Foi talvez a melhor das 3 House Parties que já fui.
Como ficamos até mais tarde nesta festa, tivemos a oportunidade de testemunhar a forma habitual como terminam. As casas são de madeira, todas geminadas. Há vizinhos (por vezes no mesmo edifício). Estão mesmo a adivinhar o que acontece quando se ouve musica nas alturas de madrugada numa situação destas: aparece a polícia.

Agora pasmem-se com o que aconteceu! Numa cidade, estado ou país onde conduzir a 160Km na auto-estrada dá cadeia imediata, onde multas pesadas são aplicadas a bares ou discotecas que permitam a entrada a menores de 21 anos ou que permaneçam abertas para além das 2h da manhã e o consumo de álcool tem muitas restrições, a polícia limitou-se a verificar a idade dos donos da casa e a aconselhar baixar o bass da música, pois já eram 3h da manhã. Eu confesso que até fiquei assustado, no início, quando os vi à porta com as lanternas... mas depois fiquei surpreendido com o "conselho" de baixar apenas o bass. Há coisas que ainda não compreendo nesta cidade, e as House Parties são uma delas!

Labels: ,

Saturday, April 07, 2007

Shelton Theater - "This is how it goes"

Para variar, hoje fui ao teatro. Estava indeciso, pois os bilhetes eram grátis (não eram oferta da CraigsList desta vez) e mesmo em San Francisco, o que é barato tem rato...

E não me enganei. Ou melhor... aquilo que fui ver tinha mesmo de ser grátis. Não era possível pedir dinheiro por aquele espectáculo. Era realmente um grande prazer e honra para eles a nossa presença! Eu explico melhor:

Shelton Theater é uma escola de actores e a peça que fui ver era a oportunidade que 2 das 3 personagens tinham para fazer um papel principal. Sim, era a primeira vez que 2 daqueles jovens actores faziam um papel principal! Só por isto já ficou interessante. Pude analisar o seu trabalho, apanhar as falhas, reconhecer os grandes momentos de interpretação e aplaudir o resultado final de um curso que 2 anos nesta escola de teatro.

Outra coisa que me fez gostar da peça foi o tema: Racismo. Os americanos são viciados em racismo! A peça era muito forte, dura e extrema em actos de racismo, fazendo mesmo uma espectadora afro-americana sair ao intervalo e pedir explicações à produção (para terem uma noção da violência do tema e a forma como estava a ser tratado). No final, o produtor pediu à plateia para ficar sentada, pois os actores viriam para uma conversa.

E assim foi. O produtor sentou-se com os 3 actores no palco a interagir com o público. Discutiu-se a interpretação, pormenores do guião e claro o tema da peça: o racismo. Foi impressionante ver as reacções das pessoas ao racismo! Estava uma rapariga americana que tinha crescido na Dinamarca a contar a sua experiência com o racismo na Europa, dizendo que gostaria de educar os seus filhos sem distinguir pretos e brancos, para que a criança quando crescesse pudesse achar anormal haver discriminação racista (pois para ela eram iguais). Eu não podia concordar mais com ela, mas parece que isto incendiou a plateia! A plateia achava que se devia ensinar à criança que existem brancos e pretos, os pretos são odiados devido a determinados factos culturais e sociológicos nos estados unidos e que isso não era razão para os odiar, devendo a criança tratar ambos com igualdade. Ora, eu não podia estar mais em desacordo! Admitir que existe uma diferença é o primeiro passo para a discriminação. A diferença existe e é apenas estética. Não acho que as mães americanas ensinem aos filhos que existem crianças gordas e magras, mas que são todas iguais por dentro! Ou com crianças ruivas, morenas, sardentas....

Não sei se entendem o meu ponto de vista, mas os americanos têm mesmo um grande problema com o racismo. Poderia ficar aqui em grandes discussões de racismo, invocando temas como a estereotipagem de pessoas e situações novas para o ser humano, mas esse não é o âmbito deste blog.

Ah.. a peça chama-se "This is how it goes" e eu gostei muito. Surpreendeu-me! Quando não se espera nada de alguma coisa e ela nos oferece algo, só podemos agradecer... Obrigado James e Elena, desejo-vos uma carreira de sucesso e parabéns pela interpretação.

Labels: , ,

Thursday, April 05, 2007

Boa Páscoa

Foi com grande surpresa que abri o e-mail esta manhã (às 6h50) e li uma mensagem de uma tia minha com quem já não falava desde que saí de Portugal. Em vez da esperada pergunta "Como vão as coisas por aí?" ou "Estás a gostar?", li uma frase que me justificou todo o esforço para actualizar este blog:

"Já estive a ver o teu ‘blog’ já vi que está a correr tudo bem."

Obrigado Tia Elvira por ler o blog (e obrigado Filipe por dares o blog ali à tia). Por isso, aproveito para vos desejar uma Boa Páscoa, assim como a outros familiares que lêem o blog e eu não sei.

Acusem-se! Deixem um comentário na caixinha dos comentários, a desejar Boa Páscoa (agora não me deixem ficar mal), pois bem vou precisar... o tempo está mau e os californianos não festejam a Páscoa como nós (onde estão as campainhas e o carneiro assado?).

E pronto... lá me saiu um post saudoso desta vez! Foi para assinalar os 2 meses.

Faltam 4 meses menos 1 dia...

Labels:

Sunday, April 01, 2007

Fim-de-semana

Cá está o habitual post de fim-de-semana, desta vez de trás para a frente:
  • Domingo: não fiz nada (lá por ser dia 1 de Abril, não é mentira);
  • Sábado: andei a correr o dia todo:
    • levantei-me cedo para ir comprar uma corda de escalada a uma zona de San Francisco ainda um pouco longe daqui. Por $65 acabei por trazer uma corda de 60 metros, um fogão, um colchão e uma tenda NorthFace para 2 pessoas. Acho que foi um bom negócio "powered by CraigsList".
    • de tarde fui à ópera.
    • à noite, festa de anos da Sara! Fez 21 aninhos neste belo país, por isso já pode beber álcool e entrar em discotecas. Ora aí está um direito adquirido em Portugal a partir dos 16 anos, que a Sara perdeu durante estes 2 meses. A partir de agora já podemos ir a qualquer local sem enganar o porteiro (eles cá vêm a data ao contrário, por isso 01/04/1986 para eles é dia 4 de Janeiro e não 1 de Abril).

Labels: , ,

Pocket Opera - Flávio

Fui à ópera com a Joana. Nunca tinha ido e graças à CraigsList, não vou morrer estúpido.

Realmente a ópera é uma seca. Tem uma história muito pequenina (cantada) que pode ser resumida num parágrafo. No entanto ficamos 3 horas a ouvir 7 pessoas a canta-la (e cantavam bem) e outros tantos músicos a tocar às ordens Sr. Donald Pippin.

A ópera chamava-se Flávio e era da responsabilidade da Pocket Opera. Foi apresentada no lindíssimo Legion of Honor, onde decorriam ainda outras exposições. A experiência foi muito boa, gostei muito, mas não me apetece repetir... Só se for uma assim mais pequenina!

Com o nosso bilhete grátis tivemos direito a 3h de ópera no valor de $35 (pois estavamos na 2ª fila, mesmo no centro da plateia) e a uma visita a todas as exposições do museu (o acesso à ópera era pelo interior do museu) no valor de mais $10. Quem é amiga quem é? É a CraigsList.

Labels: ,

Dia das Mentiras

Hoje é o grande dia do lançamento do
Blog Oficial da malta de San Francisco!


É pá.. vão lá dar uma espreitadela de vez em quando, mas não digam nada a ninguém, pois "o que se passa em San Francisco, fica em San Francisco" (e no blog também).